ATC366++ Artist Trading Cards

ATC366++ Artist Trading Cards

Os ATC's (Artist Trading Cards) são, como o nome indica, obras de arte criadas com intenção de serem trocadas. Foram usados durante um longo período, no meio artístico como cartões de visita que representavam as capacidades do artista e eram trocados, em mão, entre artistas, galeristas e negociantes de arte entre outros. Com este pequeno catálogo de obras artísticas seria assim possível aos interessados ora aprender técnicas de outros artistas, possuir uma pequena coleção privada de arte ou mesmo usá-los como verdadeiros cartões de visita no momento de comissionar obras.

Ainda que hajam relatos do uso deste género de cartões já no século XVIII apenas em finais dos anos 90, pela mão do artista suíço M. Vänçi Stirnemann, é que os mesmos ganham o atual nome pelo qual são conhecidos e vêm as suas dimensões normalizadas nos 64 x 89 mm (2 1⁄2 by 3 1⁄2 inches).


Algumas das variantes dos ATC’s são:

ACEO’s (Art Cards Editions and Originals) – uma versão concebida especificamente para venda.

ATCBJ (Artist Trading Card Buddy Jam) – ATC’s idênticos ou similares, fruto da colaboração de dois ou mais artistas e criados em quantidade idêntica aos envolvidos.

Num Buddy Jam Duplo, o primeiro artista envia 2 ATCs similares para um segundo artista. O destinatário cria sobre as obras recebidas, reserva uma para si e devolve a outra para o remetente. Um Buddy Jam Triplo é semelhante mas envolve 3 artistas.

No verso dos ATCs, os artistas podem assinar e escrever datas de receção e/ou criação entre outros detalhes.


QUERES PARTICIPAR ??

data limite » 30.09.2018

local » diversos a agendar

curador » Monsenhor enVide neFelibata

tema, estilo, técnica e materiais » livre

dimensões » 64 x 89 mm (2 1/2 by 3 1/2 inches)

número máximo de obras » ilimitado

info adicional opcional » fotografia, carimbo ou outro do artista / pequena biografia do artista / título da obra e algumas palavras sobre a mesma

devoluções » não

envio postal » envios internacionais devem ter o seu valor declarado como "sem valor comercial / no commercial value"


EXTRAS !!

Também podes enviar quantos Buddy Jams desejares. Estes Buddy Jams serão terminados por artistas colaboradores ou por jovens durante as oficinas promovidas. E sim... serão devolvidos e eu ficarei tremendamente agradecido.


COLLEÇÃO

De momento a coleção conta com 482 obras de 30 artistas de 15 diferente nacionalidades.